** "Dica di Lele" - nº4 - Nutrição econômica

Gente...
Oieee!!!

Escuto muito o pessoal falando de Umectação Capilar!
Umectar é usar óleos ou manteigas vegetais no cabelo, com ou sem a adição de óleos essenciais.
Já li relatos que desde a antiguidade se utilizam os óleos em função estética e de tratamento do couro cabeludo, fios e pele do corpo ou rosto.
São uma infinidade de tipos e extrações, que não caberia a mim falar de todos e nem de descrever o melhor, pois cada um possui uma característica adequada para um tipo capilar.
Já usei muitos tipos de óleos vegetais, seja puro (como umectação) ou como composição para mistura em máscaras neutras de hidratação (fazendo meu mix nutrição).

Farei um outro post com os óleos que já usei e suas características, porém neste gostaria de salientar alguns alertas:

  • Nem sempre um problema capilar grave pode melhorar com o uso de óleos puros nos cabelos...
  • Nem sempre pro SEU TIPO CAPILAR, esteja no estado que estiver, a umectação será o melhor tratamento...
  • Quanto pior estiverem os cabelos em estágio de ressecamento e porosidade, pior ficarão esteticamente com óleos...

O que digo não são regras, mas constatações,
em fios finos e rebeldes como os meus!

Quando iniciei meus tratamentos, protocolos, testes, seja lá o nome que leve...rsrsrs, afinal eu faço 'das tripas, coração' para melhorar o quadro capilar...eu era um pouco relutante em cair em desatinos consumistas, pois não queria me perder em meio à tantas opções e, ainda mais, cegamente perdida em busca de resultado entre tentativa-erro.
Um tanto da minha trajetória se baseou nisso, não quis comprar tudo do mundo e por conta disso passei a estudar as formulações/composições/ingredientes - Logicamente que meus prévios conhecimentos de química por todaaaaa essa vida, me ajudaram demais.

Então, nessa caminhada eu fiz misturas, como citei anteriormente, querendo suprir meu cabelo com as coisas mais naturais possíveis...
Fui radical em abolir silicones insolúveis, repúdio completo sobre óleos minerais e/ou parafinas e até quis ser crespa novamente para ver se me divorciava do secador de cabelos :) .
Entretanto algumas coisas já consigo concluir:
Como eu descoloria em mechas os meus cabelos a cada 40 dias, retocando raiz e em seguida estendendo todo o comprimento dos fios com a mistura de agua oxigenada+pó, meu cabelo não tinha sossego. Quando estava engrenando no tratamento, lá ia eu colocar tudo no lixo em apenas 1 hora.
Então vinha para casa, depois de alguns dias apelava para óleos vegetais e o cabelos "cantavam" quando esfregava uns fios nos outros, porém ainda achava que era assim mesmo...
Na realidade o estrago das luzes era tão grande (e eu não percebia) que passar óleos não era o ideal de tratamento e sim o mix.


Com certeza misturar óleos na máscara tem uma ação nutritiva bem mais acentuada
para fios necessitados de verdade.

Então para cabelos com corte químicos, torrados de secador, com erros de permanente, esticados de tioglicolato ou guanidina..., meu help seria uma receitinha muito barata e bem eficaz:
Máscara Pantene Cachos Definidos
Azeite de Oliva Extra Virgem

(Tem de ser essa máscara dentre as oferecidas da marca Pantene... O óleo não necessariamente, mas como o pessoal geralmente utiliza na culinária o azeite, é mais comum estar à disposição)

Como proceder:
* Use um shampoo de seu gosto, que tenha de médio a pouco poder de limpeza, por 2 vezes.
* Misture separadamente 1 Colher de Sopa de Máscara Pantene + 1 col de chá de azeite de oliva extra virgem
* Aplique sobre os cabelos por 20 minutos, sem necessidade de aquecimento e enxague em água fria ou morna.
* Aplique leave-in de sua preferência.

Resultados:
Para quem está com os cabelos precisando de maciez messsmo e oleosidade, este mix é muito útil e barato.
O motivo de ser essa máscara é porque ela não possui componentes reconstrutores, apenas de hidratação.
Esse tratamentinho pode ser usado 1x na semana ou quando desejar, em conjunto com o resto de seus arsenais capilares.

A potência de ação não é altíssima como alguns produtos caros, mas tem uma eficácia muito melhor que muitas máscaras importadas que já usei.
Como o pessoal curte uma dica econômica e não somente meus "cremãossss assaltantes de contas bancárias"...
Fica a dica...
Essa é geralmente a  mistura que me salva quando abuso em alguma reconstrução e preciso amolecer o excesso de queratina que promovi aos fios!

 

12 comentários:

  1. gisa_girassol disse...:

    Oi, Lelê! Você pode me explicar melhor porque deve ser usada a máscara para cabelos cacheados e não outras Pantene? Essa para cacheados não tem aminoácidos como as outras?

    Obrigada e bj.

  1. Leticia disse...:

    Gi
    Exatamente!
    De todas que já olhei o rotulo, da Pantene, têm substancias reconstrutoras como aminoacidos e/ou proteinas (não tenho aqui para te dizer com precisão)...
    Mas como esta para cachos eh definida como uma hidratação neutra (puramente H), vc coloca um oleo e nao há colisão com outras funções...
    Entendeu?
    Essa máscara é das comerciais de farmácia de melhor custo-beneficio!
    Se vc se ver numa situação em que não tem nadaaa do seu arsenal pra usar (numa casa de praia da sua tia...kkk) compre essa máscara que não ficará com cabelos em dia de terror!!!
    Eu conserto meus erros com ela, como te disse!
    Experimente e me conte, fica muito nutrido o cabelo misturando oleos!
    Bjosss,
    Le

  1. Sarah Dantas disse...:

    Que post maravilhoso! Amei!
    Vc gosta da bio extratus também? Tem algum creme especifico da bio pra indicar?
    Bjinhos

  1. Leticia disse...:

    Oi, Sarah
    Usei poucas coisas dessa marca, entretanto o que utilizei nao foi bom para o meu cabelo..Que foi a linha marrom (Queravit, se nao me falha a memoria é assim que se chama)
    O cabelo ficava muito duro!
    Essa máscara pantene Cachos definidos já comprei em Punta del Este e aqui no Brasil e ambas tiveram um otimo resultado!
    Amore, se quiser algo economico e com longo prazo de validade é só comprar e usar uma vez ou outra!
    Já teve um pessoal do forum que conseguiu consertar um erro da Force vector masque (em excesso de pausa) com essa indicação de Pantene!

    Nem tudo que é o MAIS caro é o The best!

    O shampoo que mais amo, eu ainda nao fiz um post (preciso fazer urgentemente) - É John Frieda!
    É um tipo "espetaculosooo" !!! E não é caro como um Kérastase... :D
    Beijos,
    Le

  1. Lelê...
    please, comprei oleo de coco, oleo de jojoba(crescimento dos fios), manteiga de karite... queria saber se posso fazer essa misturinha com esses q comprei, um de cada vez ou juntos sei lá... a nhaca q me espera... pois ainda não chegaram esses...heheh

    tambem tenho o azeite de oliva.. extra virgem... ja fiz essa mistura mas botei mel, pois li em algum lugar q ajudava a abaixar o volume, ficou terrivel... vou tentar hoje só com o oleo de oliva e a mascara!

    ah e faz a resenha desse tal shampoo john frieda, que to curiosa!
    aqui tem john frieda bastante...

    Hope you can help me!

    beijosss
    Gessy

  1. Leticia disse...:

    Oi, Gessyca
    Vc pode misturar o creme com esses oleos sem problema algum...até mais de um...
    Fica muito bom!
    Bjosss,
    Le

  1. Adorei essa dica Lê, às vezes fazia com óleo de argan, mas com medinho de ser errado e em questão econômica, nota 100!

  1. Karina disse...:

    NÃO PRECISA ACEITAR, É SÓ EXPLICAÇÃO!!
    Lets mandei o link com a foto da formula do shampoo, a foto da formula da mascara está à direita é só clicar do lado direito da foto!
    desculpe mandei errado!
    oBRIGADA!!!

  1. Leticia disse...:

    Oi, Karina


    Eu ja vi essa máscara no supermercado, mas estou em contenção de gastos agora com cosmeticos capilares - preciso usar o que tenho!
    A composição é limpinha e acho que deve ser uma boa pedida!
    O cheirinho é bom simmmmmm!!!
    Compra e usa pra nóisssss!

    Beijinhossssss
    Lele

  1. Karina disse...:

    Obrigadão pela consulta cosmética lets!! rsrs...
    Assim que eu provar eu venho aqui para dizer como ficou!!
    bju bju

  1. Gente essa máscara é potente demais em H, como podeeeeeeeee? Usei ela ontem, ela simplesmente DERRETEU meu cabelo estava durinho de tantas R!! E mais engraçado é que usei achando que deixaria meus cabelos nas alturas (fuá), mas nem ficou!!! E meu cabelo ficou uma SEDA, nunca imaginei que uma máscara tão barata fosse tão eficiente! #milagre

    Tudo dicas da Lê!! Profissinal demais esta garota!! Bjuss

  1. Leticia disse...:

    Dizzi

    Eu te falei que essa máscara nem parece uma "popular"...
    Amacia muito mesmo!
    Vamos tratando......

    Beijos
    Le

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Reviews de Cosméticos © 2011 | Designed by Ibu Hamil